IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsonaro diz que governo quer parceria com iniciativa privada para transposição do São Francisco

Bolsonaro diz que governo quer parceria com iniciativa privada para transposição do São Francisco -                                 FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Bolsonaro diz que governo quer parceria com iniciativa privada para transposição do São Francisco Imagem: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

23/11/2020 18h19

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje em postagem pelas redes sociais, que o governo busca uma parceria com a iniciativa privada a fim de viabilizar a transposição das águas do Rio São Francisco, uma das mais importantes obras no Nordeste.

"A parceria com a iniciativa privada não é uma privatização. Estudamos uma alternativa para a eficiente operação e manutenção do sistema. Não abriremos mão das decisões sobre o uso da água e do patrimônio construído pelo @governodobrasil", disse ele.

O Programa de Parceria de Investimentos (PPI), do governo federal, tem realizado estudos para concluir as obras e realizar parceria com a iniciativa privada para operação e manutenção do Projeto de Integração do Rio São Francisco, de acordo com o site do PPI.

Segundo Bolsonaro, "garantir água para o Nordeste é prioridade para o nosso governo".

"As águas já chegaram a Pernambuco, Paraíba e Ceará, sem custos para os Estados; e em função das ações do meu governo, chegarão ao Rio Grande do Norte no próximo ano", disse.

O presidente afirmou que, desde a concepção do projeto, em 2005, foi acertado que os Estados assumiriam os custos da operação e manutenção da transposição, o que já deveria ter acontecido. Segundo ele, até hoje os Estados não assumiram a operação, mesmo com o governo tendo assumido todos os compromissos.