PUBLICIDADE
IPCA
1,35% Dez.2020
Topo

Dow Jones toca 30 mil pontos com Wall Street apostando em recuperação em 2021

24/11/2020 14h06

(Reuters) - O índice Dow Jones Industrial ultrapassou a marca de 30 mil pontos pela primeira vez nesta terça-feira, já que o otimismo de que as vacinas contra a Covid-19 abrirão o caminho para uma retomada econômica no ano que vem alimentava a recuperação de Wall Street em relação a um 'crash' causado pela pandemia.

Os mercados de ações globais despencaram em fevereiro e março deste ano, quando o novo coronavírus se espalhou pela Europa e pelos Estados Unidos, interrompendo abruptamente um rali que remonta ao período posterior à crise financeira de 2008.

Embora a atividade econômica dos EUA esteja sofrendo com os danos infligidos pelos lockdowns e o emprego continue em níveis vistos pela última vez em 2015, uma série de estímulos monetários e fiscais impulsionou os principais índices de Wall Street de volta a patamares recordes.

O Nasdaq, pesado em tecnologia, está sendo negociado apenas em torno de 12 mil pontos, após cruzar a marca de 10 mil pela primeira vez em junho, enquanto o S&P 500 disparou 65% desde que caiu para uma mínima em mais de três anos em março.

Para o Dow, índice de blue-chips, a jornada para os 30 mil ante a marca de 20 mil levou menos de quatro anos, uma escalada muito mais rápida do que a corrida anterior dos 10 mil pontos, que levou quase duas décadas. O aumento de 29 mil para 30 mil levou cerca de 10 meses para o Dow.