IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Guedes projeta crescimento em 2021, mas alerta: 'Se fizermos besteira, afunda de novo'

Guedes projeta crescimento da economia em 2021, mas alerta: "Se fizermos besteira, afunda de novo" - Gabriela Biló/Estadão Conteúdo
Guedes projeta crescimento da economia em 2021, mas alerta: 'Se fizermos besteira, afunda de novo' Imagem: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

25/11/2020 18h19

(Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje que sua projeção de que a economia vai crescer de 3% a 4% no ano que vem pode se mostrar conservadora, mas alertou que, se o país fizer besteira, "afunda de novo".

"Grande desafio nosso é transformar essa recuperação cíclica —já é um fato, vai crescer 3%, 4% no ano que vem, está aí, se nós não fizermos besteira. Se fizermos besteira, afunda de novo", afirmou Guedes ao participar, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, de evento presencial com investidores em São Paulo.

"Agora já estamos em plena recuperação, esse crescimento de 3%, 4% pode ser uma estimativa conservadora"

Reforçando que as reformas vão avançar no Congresso, ele frisou que o desafio da classe política hoje é não permitir que a arrancada da economia se perca.

"Precisa de coragem política para fazer o que tem que ser feito. O presidente tem essa coragem, tem demonstrado isso. O Congresso é reformista, então vai acontecer", disse Guedes.

O ministro previu que nas próximas semanas a Câmara aprovará o projeto de autonomia do Banco Central e frisou que a iniciativa é importante para sinalizar que os recentes aumentos de preços na economia — que ele atribuiu ao pagamento do auxílio emergencial — não vão virar uma "alta permanente de preços que vai desmontar todo esse mecanismo de juro baixo".