IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Minério de ferro tem maior valorização mensal desde maio na China

Navio carregado com minério de ferro para exportação no porto de Ponta da Madeira, em São Luís - Paulo Whitaker
Navio carregado com minério de ferro para exportação no porto de Ponta da Madeira, em São Luís Imagem: Paulo Whitaker

Por Enrico Dela Cruz

30/11/2020 08h28

MANILA (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro ampliaram os ganhos hoje, com o contrato de referência de Dalian registrando sua maior alta mensal desde maio, já que os indicadores econômicos otimistas da China, maior produtora de aço, ajudaram a sustentar o impulso de compra do ingrediente siderúrgico.

A atividade fabril da China se expandiu no ritmo mais rápido em mais de três anos em novembro, mantendo a segunda maior economia do mundo no caminho para se recuperar totalmente da crise do coronavírus.

O minério de ferro na Bolsa de Mercadorias de Dalian da China encerrou as negociações com alta de 1,1%, a 911,50 yuans (US$ 138,36) a tonelada, após atingir uma máxima de 919 yuans no início da sessão. O contrato ganhou 15,3% neste mês.

Os preços spot do minério de ferro também dispararam, atingindo o nível mais alto desde janeiro de 2014, a US$ 131,50 a tonelada nesta segunda-feira, de acordo com a consultoria SteelHome.

"Beneficiando-se da rápida recuperação da economia nacional que estimulou a demanda... o desempenho geral da indústria siderúrgica nacional este ano (tem sido) melhor do que o esperado", disseram analistas da Sinosteel Futures em nota.

Citando comentários de Luo Tiejun, vice-presidente da Associação de Ferro e Aço da China, analistas da Sinosteel disseram que uma série de medidas de redução de impostos e taxas por parte do governo também ajudou a impulsionar a atividade empresarial.