IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ações europeias têm alta com esperanças de vacinas; com negociações do Brexit seguem no radar

01/12/2020 14h40

Por Susan Mathew

(Reuters) - As ações europeias apresentaram um início de mês positivo nesta terça-feira, após ganhos recordes em novembro, com o otimismo em torno de uma vacina contra o coronavírus fortalecendo a visão de recuperação econômica.

As esperanças de que a pandemia pode terminar em breve vieram da Pfizer e da sua parceira farmacêutica BioNTech, que buscam a aprovação emergencial do regulador europeu para sua candidata a vacina contra a Covid-19, enquanto a Moderna que anunciou que iria solicitar ao regulador a recomendação para aprovação condicional de seu imunizante.

Após uma sessão de quedas, na qual os investidores realizaram alguns lucros, o índice pan-europeu STOXX 600 retornou ao patamar positivo nesta terça, com alta de 0,65%. O índice encerrou novembro com ganhos de quase 14%.

Os ganhos foram generalizados com a liderança do segmento de materiais básicos, já que dados robustos da atividade fabril na China impulsionaram os preços do cobre e do minério de ferro. Setores defensivos, como os de saúde e serviços públicos, ficaram para trás.

Depois de registrar seu melhor mês em mais de três décadas, o índice de Londres viveu um rali de 1,9%, marcando seu melhor dia em três semanas, impulsionado por dados que mostram uma melhora na confiança e no crescimento mais rápido da atividade fabril no Reino Unido em três anos.

Já na frente do Brexit, um ministro britânico disse nesta terça-feira que ainda havia uma chance de uma saída turbulenta da União Europeia sem um acordo comercial, já que as negociações quanto a pesca, regras de governança e resolução de disputas haviam estagnado.

. Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 1,89%, a 6.384 pontos.

. Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,69%, a 13.382 pontos.

. Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,14%, a 5.581 pontos.

. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,18%, a 22.099 pontos.

. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,79%, a 8.140 pontos.

. Em LISBOA, o índice PSI20 teve recuo de 0,37%, aos 4.587 pontos.