IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

S&P 500 e Nasdaq encerram em máximas recordes com otimismo sobre vacina

01/12/2020 18h12

Por Noel Randewich

(Reuters) - Os índices S&P 500 e Nasdaq fecharam em máximas recordes nesta terça-feira, com investidores apostando que uma vacina contra a Covid-19 estará disponível em breve e também mostrando mais confiança sobre uma rápida recuperação econômica após dados positivos de fábricas chinesas.

Investidores permaneceram focados em novidades sobre uma série de candidatas a vacina contra a Covid-19 e no início dos embarques globais, enquanto fabricantes de medicamentos encaminham documentações para aprovações regulatórias.

Os papéis da Pfizer Inc saltaram quase 3%, depois que a farmacêutica e a alemã BioNTech SE buscaram com o regulador europeu aprovação emergencial de sua candidata a vacina.

Os parceiros estão em uma competição com a rival Moderna Inc, que também solicitou aprovação emergencial ao regulador europeu. As ações da Moderna despencaram quase 8% depois de na véspera baterem recorde.

"Há esse otimismo sobre o que isso significa, à medida que vemos notícias surgirem sobre vacinas", disse Bill Northey, diretor sênior de investimentos da U.S. Bank Wealth Management, em Minneapolis.

"Enquanto buscamos uma solução sanitária, podemos estar apoiados em uma mola da atividade econômica, mas pode demorar um pouco para que ela seja solta."

As ações globais já haviam recebido impulso de dados mostrando que a atividade fabril da China em novembro aumentou no ritmo mais rápido em uma década. Vários outros países também registraram aumento acentuado na atividade do setor.

Mas dados dos EUA mostraram que uma recuperação na atividade manufatureira perdeu força em novembro.

Todos os 11 índices segmentos do S&P 500 tiveram alta, com serviços de comunicação à frente dos demais com ganhos de 2%.

Investidores também se atentaram a comentários do secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, e do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, ao Comitê Bancário do Senado, em que concordaram sobre a necessidade de mais auxílio para pequenas empresas.

Enquanto isso, um grupo bipartidário de parlamentares dos EUA divulgou um projeto de lei de alívio à Covid-19 no valor de 908 bilhões de dólares, com o objetivo de romper um impasse de meses entre democratas e republicanos sobre um novo auxílio emergencial para pequenas empresas, desempregados, companhias aéreas e outras indústrias duramente afetadas pela pandemia.

O índice Dow Jones subiu 0,63%, a 29.824 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 1,127117%, a 3.662 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 1,28%, a 12.355 pontos.