IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

American Airlines realiza 1° voo do 737 MAX com passageiros civis em quase 2 anos

Foto de arquivo mostra um boeing 737 MAX da American Airlines pousando no aeroporto de La Guardia, em Nova York - Shannon Stapleton/Reuters
Foto de arquivo mostra um boeing 737 MAX da American Airlines pousando no aeroporto de La Guardia, em Nova York Imagem: Shannon Stapleton/Reuters

02/12/2020 10h22

A aeronave 737 MAX da Boeing fará nesta quarta-feira seu primeiro voo de demonstração com membros da imprensa desde que foi suspenso após dois acidentes, conforme busca uma das maiores operadoras do jato, a American Airlines busca provar que ele é seguro para os passageiros.

O voo, que sairá da base da companhia em Dallas, Texas, para Tulsa, Oklahoma, ocorre semanas antes do primeiro voo comercial da companhia previsto para 29 de dezembro e é parte de um esforço de relações públicas da fabricante de aviões e das companhias aéreas para reabilitar a imagem do jato após uma suspensão recorde de 20 meses.

A Boeing disse que não tinha comentários sobre o voo da American e que não teria funcionários a bordo. A fabricante de aeronaves disse que as companhias aéreas terão um papel direto em demonstrar aos passageiros que o 737 MAX é seguro.

O jato mais vendido da Boeing foi suspenso em todo o mundo em março de 2019, depois que duas colisões com cinco meses de intervalo mataram 346 pessoas, marcando a pior crise de segurança do setor em décadas e um grande revés para a liderança regulatória da aviação dos EUA.

O voo desta quarta-feira marca a primeira vez que alguém além de reguladores e funcionários da indústria voam com o MAX desde a suspensão. No mês passado, a Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos autorizou a operação.

A brasileira Gol está planejando um evento similar para o MAX este mês, com esperanças cautelosas de voar seus primeiros voos comerciais já na próxima semana, disse um representante.