PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Vale anuncia projeto de US$500 mi para geração de energia solar em MG

02/12/2020 09h40

SÃO PAULO (Reuters) - A Vale anunciou nesta quarta-feira o projeto para geração de energia solar Sol do Cerrado, no município de Jaíba (MG), que prevê investimentos de cerca de 500 milhões de dólares para a sua implantação e tem o início da operação previsto para o quarto trimestre de 2022.

"O projeto... produzirá aproximadamente 193 megawatts médios (MWm) de energia para as operações da Vale por ano, correspondentes a 13% da demanda estimada da Vale em 2025", disse a mineradora em comunicado ao mercado.

Segundo a Vale, o projeto contempla, na construção da usina, 17 subparques que totalizam uma capacidade instalada de 766 megawatts pico (MWp), bem como implantação de subestação elevadora, linha de transmissão e "bay" de conexão na Subestação Jaíba.

A Vale espera que o investimento proporcione uma redução de cerca de 70 milhões de dólares por ano nos custos de energia elétrica.

A mineradora afirmou ainda que, por sua localização e escopo, o projeto é elegível a linhas de financiamento sustentáveis, destinadas a ativos com benefícios socioambientais ou empresas em linha com metas de indicadores ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês).

"O projeto é importante contribuição para o protagonismo da Vale no processo de transição para mineração neutra em carbono, com geração de energia renovável e competitiva", disse a companhia, acrescentando que trata-se de uma "alternativa estratégica... no alcance das metas de sustentabilidade e competitividade".

Em evento também nesta quarta-feira, a Vale afirmou ver oportunidades para títulos relacionados a ESG.

O projeto de geração solar faz parte de um total de 2 bilhões de dólares em investimentos para redução das emissões de carbono da empresa, acrescentou a mineradora.

Ele depende ainda de "condições habituais de fechamento", incluindo aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

(Por Paula Arend Laier e Gabriel Araujo)