PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Esperança de estímulo impulsiona S&P 500 a máxima recorde

04/12/2020 13h18

(Reuters) - O índice S&P 500 saltou para uma máxima histórica nesta sexta-feira, com o menor crescimento em seis meses na geração de empregos nos Estados Unidos reforçando expectativas de um novo projeto de estímulo fiscal para ajudar a reanimar a economia de sua pior recessão em décadas.

Dez dos 11 principais índices setoriais do S&P 500 negociavam em alta, com o setor de energia liderando os ganhos, seguido pelos segmentos financeiro e de materiais básicos.

As petrolíferas Occidental Petroleum Corp e Chevron Corp subiam cerca de 1% cada, impulsionadas por um aumento nos preços do petróleo conforme os principais produtores concordaram com um compromisso para manter a maior parte das restrições de fornecimento existentes.

O relatório de empregos divulgado pelo Departamento do Trabalho, acompanhado de perto pelo mercado, mostrou que os empregadores contrataram 245 mil trabalhadores em novembro, após adicionarem 610 mil folhas de pagamento em outubro. Esse foi o menor ganho desde o início da recuperação dos empregos, em maio.

Analistas disseram que o relatório desanimador pode estimular parlamentares a fazer mais pressão por um projeto de estímulo, já que, sem uma ação rápida do Congresso, mais de 13 milhões de pessoas perderão seus benefícios de desemprego bancados pelo governo em 26 de dezembro.

"A má notícia do enfraquecimento do cenário de empregos é potencialmente uma boa notícia para investidores, porque significa que o projeto de estímulo tem muito mais probabilidade de acontecer em um período de tempo bastante curto", disse Ryan Detrick, estrategista sênior de mercado da LPL Financial, na Carolina do Norte.

Às 13:01 (horário de Brasília), o índice Dow Jones subia 0,6%, a 30.148 pontos, enquanto o S&P 500 ganhava 0,721899%, a 3.693 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançava 0,43%, a 12.431 pontos.

Um plano bipartidário de alívio aos efeitos do coronavírus no valor de 908 bilhões de dólares ganhou impulso no Congresso na quinta-feira, após um impasse de meses entre republicanos e democratas sobre o tamanho do pacote potencial.

Os dois partidos também enfrentam o prazo de 11 de dezembro para aprovar um Orçamento de 1,4 trilhão de dólares, sob risco de uma paralisação de algumas atividades do governo.