PUBLICIDADE
IPCA
1,35% Dez.2020
Topo

Bastos deixa a presidência da Conab; Samuel Junior, indicado pelo Republicanos, é eleito pelo conselho

06/12/2020 12h44

SÃO PAULO (Reuters) - Depois de apenas oito meses no cargo, o agrônomo Guilherme Soria Bastos Filho deixou a presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na sexta-feira, conforme resolução do conselho de administração da estatal, e será substituído por Samuel de Miranda Melo Junior.

Segundo as resoluções publicadas na última sexta-feira no site da Conab, Bastos foi destituído do cargo a pedido.

Ele assumiu em fevereiro a presidência da Conab e esteve à frente de uma revisão de dados do balanço de oferta e demanda de soja da Conab, um trabalho que vinha sendo realizado com outros produtos..

A saída de executivo, agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa e com mestrados na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e na University of Maryland (EUA), além de atuação anterior no setor privado, foi criticada no meio do agronegócio.

O ex-secretário de Agricultura de São Paulo Xico Graziano comentou a mudança na direção da Conab em postagem no Twitter, dizendo que a estatal perde um "expert", e que o novo presidente foi uma indicação do deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP).

"Bolsonaro alimenta o mecanismo. Repete o que mais criticava", acusou Graziano.

Melo Júnior tem mestrado em economia com ênfase em comércio exterior e doutorado em administração pela Fundação Getúlio Vargas, de acordo com seu currículo Lattes. Procurado pela Reuters, Marcos Pereira confirma que a indicação foi feita pelo partido, mas credita a escolha à bancada na Câmara.

"Foi uma indicação da bancada. Jonathan (de Jesus, líder do partido) e a bancada que resolveram", afirma.

O Republicanos, um dos partidos do centrão, é hoje uma das principais siglas da base do governo Bolsonaro no Congresso.

Procurados por email neste domingo, o Ministério da Agricultura e a Conab não comentaram o assunto imediatamente.

(Por Roberto Samora)