PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

BNDESPar contrata BTG para vender ações na Copel

08/12/2020 09h04

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - O braço de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social comunicou a contratação do BTG Pactual para coordenar uma oferta para venda de suas ações na estatal paranaense de energia Copel, informou a elétrica em fato relevante nesta terça-feira.

A iniciativa segue-se a outros movimentos já feitos pelo banco de fomento para se desfazer de ações de empresas detidas em sua carteira, incluindo uma transação com papéis da Petrobras em fevereiro e uma com ações da Vale em novembro.

Com papéis que representam cerca de 24% do capital social da Copel, por meio da BNDESPar, o BNDES é o segundo maior acionista da empresa, atrás apenas do controlador, o governo do Paraná, que possui 31,1% das ações, segundo informações do site da companhia.

A Copel destacou, no entanto, que o BNDESPar sinalizou que o lançamento de uma oferta pública pelos papéis está sujeito a "diversos fatores", incluindo condições de mercado e preço.

O BNDESPar também informou à Copel que o BTG terá 24 horas a partir da homologação de sua contratação para formar um consórcio de bancos que ficará responsável pela transação.

O banco disse ainda, segundo documento divulgado pela Copel junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que o movimento para possível venda das ações da Copel segue "a atual estratégia de gestão da carteira do BNDESPar".

Com ativos de geração, transmissão e distribuição de energia, a Copel tem um valor de mercado de 18,8 bilhões de reais, segundo dados do Refinitiv Eikon.