PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Japão anuncia US$708 bi em novos estímulos de olho em crescimento pós-Covid

08/12/2020 08h41

Por Leika Kihara e Tetsushi Kajimoto

TÓQUIO (Reuters) - O Japão anunciou um novo pacote de estímulo econômico de 708 bilhões de dólares nesta terça-feira para acelerar a recuperação diante da crise causada pelo coronavírus no país, enquanto visa o investimento em novas áreas de crescimento, como inovação verde e digital.

O novo pacote incluirá cerca de 40 trilhões de ienes (384,54 bilhões de dólares) em gastos fiscais diretos e iniciativas destinadas a reduzir as emissões de carbono e impulsionar a adoção de tecnologia digital.

Autoridades de todo anunciaram gigantescos estímulos monetário e fiscal para evitar uma recessão profunda e prolongada depois que o coronavírus fechou as fronteiras internacionais e mandou milhões de pessoas ao desemprego. Nos Estados Unidos, um plano de ajuda em resposta ao coronavírus de 908 bilhões de dólares está atualmente em debate no Congresso.

No Japão, a pandemia forçou o governo a colocar sua agenda de reforma fiscal em segundo plano, apesar de manter a maior dívida pública do mundo industrial, que é o dobro do tamanho de sua economia.

"Compilamos as novas medidas para manter o emprego, sustentar as empresas e restaurar a economia e abrir um caminho para alcançar um novo crescimento em áreas verdes e digitais, de modo a proteger a vida e os meios de subsistência das pessoas", disse o primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, em uma reunião com executivos do partido no poder.

O pacote, aprovado pelo gabinete nesta terça-feira, eleva o valor combinado do estímulo relacionado ao coronavírus para cerca de 3 trilhões de dólares --quase dois terços da economia japonesa.

PUBLICIDADE