PUBLICIDADE
IPCA
1,35% Dez.2020
Topo

Pelosi apoia inclusão de cheques de US$1.200 a cidadãos em próximo pacote da Covid-19

08/12/2020 14h45

Por Susan Cornwell

WASHINGTON (Reuters) - A presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, disse nesta terça-feira que apoia a inclusão de outra rodada de pagamentos diretos de 1.200 dólares para os norte-americanos em um novo pacote de alívio em resposta ao coronavírus, que está em discussão no Congresso.

Uma proposta de 908 bilhões de dólares em alívio apresentada por um grupo bipartidário de parlamentares na semana passada e endossada por Pelosi, uma democrata, como base para as negociações não inclui financiamento para outra rodada de cheques de estímulo de 1.200 dólares como os incluídos em um pacote de ajuda anterior.

Mas tentar adicionar esses pagamentos agora pode complicar as negociações entre os parlamentares, que já estão brigando sobre disposições para ajudar governos estaduais e locais, o que os democratas desejam, e proteger empresas de ações judiciais relacionadas ao coronavírus, uma prioridade republicana.

Pelosi, em uma rápida conversa com repórteres, disse esperar que cheques de 1.200 dólares possam ser incluídos. "Espero que sim. Mas isso realmente depende do presidente (Donald Trump), se ele estaria disposto a fazer isso, mas somos todos a favor", disse ela.

Ambas as partes estão sob crescente pressão para entregar uma nova série de ajudas relacionadas ao coronavírus para famílias e empresas que estão se recuperando de uma pandemia, que matou mais de 282 mil pessoas nos Estados Unidos e tirou milhões de seus trabalhos.