IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Suzano anuncia alta de preços de celulose no Sudeste da Ásia e Oriente Médio, dizem analistas

08/12/2020 09h26

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A Suzano está propondo um aumento do preço da celulose branqueada de eucalipto (BEK, na sigla em inglês) para 550 dólares a tonelada para clientes do Sudeste Asiático e do Oriente Médio, de acordo com analistas do Credit Suisse e BTG Pactual, citando reportagem da agência RISI.

Em comentários a clientes, a equipe do BTG afirmou que o reajuste tem efeito imediato e surpreende, bem como é de certa forma atípico, uma vez que a companhia não está anunciado um aumento de preços para a China. Dias atrás, a Suzano anunciou um aumento de 30 dólares por tonelada para a China, citaram.

Leonardo Correa e Caio Grisner afirmaram que, após checar com fontes no setor, esse aumento de preço não incluiu a China por enquanto, uma vez que as negociações sobre o recente aumento de preço para 500 dólares a tonelada ainda estão em andamento.

"Em última análise, acreditamos que isso é mais uma questão de 'timing' do que qualquer outra coisa, e continuamos atribuindo uma alta probabilidade de aumentos de preços a continuar ocorrendo na China em 2021", citando falta de oferta nova e a melhoria da demanda.

Na visão do analista Caio Ribeiro, do Credit Suisse, embora a alta não se aplique à China por ora, reforça a convicção da Suzano de que o ambiente de oferta e demanda está melhorando de forma sustentável. "Nossa estimativa média de 530 dólares por tonelada para 2021 está começando a parecer conservadora."