IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Biden nomeará ex-governador de Iowa Vilsack para Agricultura, dizem fontes

09/12/2020 12h39

WASHINGTON/CHICAGO (Reuters) - O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, planeja nomear o ex-governador de Iowa Tom Vilsack para secretário de Agricultura, de acordo com duas fontes familiarizadas com a decisão.

Vilsack, que liderou o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) sob o ex-presidente Barack Obama, tem um longo relacionamento com Biden e serviu como conselheiro de confiança em questões rurais durante a campanha.

O retorno de Vilsack ao USDA deve ser elogiado pelos Estados do Meio-Oeste que produzem a maior parte das safras de commodities como milho, soja e trigo, e o preferem a alguém de outra região do país.

A assessora de Vilsack, Regina Black, se recusou a comentar "uma vez que um anúncio oficial não foi feito". O gabinete de transição de Biden não respondeu a solicitações de comentários sobre a escolha.

O Cinturão Agrícola foi atingido pela guerra comercial do presidente Donald Trump com a China e pelas renúncias que isentavam os refinadores de petróleo da obrigação de usar etanol à base de milho. Mas os agricultores do Meio-Oeste também receberam uma quantidade sem precedentes de subsídios agrícolas diretos sob Trump, mesmo com o pacote de estímulo devido ao coronavírus para milhões de outros norte-americanos paralisado no Congresso.

Governador de Iowa de 1999 a 2007, ele é visto pelos democratas como uma escolha politicamente segura, em grande parte por causa de sua política moderada, experiência anterior e relações amigáveis de longa data com agricultores em grande escala.

(Reportagem de Eric Beech, Caroline Stauffer, Tom Polansek, Jarrett Renshaw e P.J. Huffstutter)