IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mais cúpulas da UE podem ser necessárias para alcançar acordo sobre orçamento, diz Polônia

09/12/2020 08h56

VARSÓVIA (Reuters) - Polônia e Hungria podem chegar a um acordo para permitir que a União Europeia aprove o orçamento, mas outra cúpula pode ser necessária para desenvolver o pacto depois da reunião de líderes do bloco planejada para esta semana, disse nesta quarta-feira o Ministro das Relações Exteriores da Polônia, Zbigniew Rau.

A Polônia e a Hungria vêm bloqueando 1,8 trilhão de euros em financiamento porque seus governos nacionalistas se opõem a uma cláusula que vincula a liberação de fundos ao Estado de direito. A questão será discutida na quinta-feira em uma cúpula da UE, conhecida como Conselho Europeu.

"Se não conseguirmos chegar a um acordo nos próximos dois dias...será necessário haver outro Conselho Europeu neste ano ou as negociações passarão para novas circunstâncias sob a presidência portuguesa", disse Rau à rádio estatal polonesa.

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, e o líder do partido governista, Jaroslaw Kaczynski, reuniram-se com o premiê húngaro, Viktor Orban, em Varsóvia na terça-feira.

Orban disse após o encontro que existe uma "boa chance" de chegar a um acordo esta semana.

(Reportagem de Joanna Plucinska e Pawel Florkiewicz)