IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Itaú indica novo comitê executivo, foca em agilidade e pagamentos

11/12/2020 19h04

Por Carolina Mandl

SÃO PAULO (Reuters) - O Itaú Unibanco anunciou nesta sexta-feira a criação de uma unidade focada em pagamentos, em meio à formação de um comitê executivo que tem por objetivo tornar o grupo mais ágil quando passar a ser liderado por um novo presidente.

O atual vice-presidente de tecnologia e operações, Andre Sapoznik, chefiará uma unidade recém-lançada, voltada para pagamentos, que incluirá cartões de crédito, a adquirente Rede, a unidade de pagamentos digitais de varejo e gestão de caixa, de acordo com documento interno visto pela Reuters.

A mudança ocorre no momento em que os bancos tradicionais enfrentam uma concorrência cada vez maior de fintechs como as processadoras de cartões StoneCo, PagSeguro e Nubank.

Sapoznik fará parte de um novo comitê de 12 membros, incluindo Milton Maluhy, que assumirá como presidente-executivo do Itaú em fevereiro, ante 6 membros no comitê anterior. Como parte da mudança, o banco está eliminando a estrututura de vice-presidência em uma tentativa de cortar uma linha da cadeia de comando.

No documento, o Itaú afirma que a nova configuração visa dar mais agilidade aos executivos para a tomada de decisões.

O banco de varejo do Itaú será comandado por André Rodrigues, que já é executivo da unidade, enquanto Flavio Souza comandará o banco de atacado Itaú BBA, onde agora é o responsável pelo banco comercial.

O novo comitê também terá Carlos Constantini como responsável pela área de gestão de fortunas.