IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

De olho em câmbio, Panetta diz que BCE está pronto para fazer mais

14/12/2020 09h55

FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu está comprometido em tirar a zona do euro da recessão e pode fornecer ainda mais estímulo se necessário para conter qualquer peso, incluindo da força do euro, disse nesta segunda-feira o membro da diretoria do BCE Fabio Panetta.

Com o bloco voltando a entrar em recessão neste trimestre, o BCE aprovou mais suporte na semana passada, mas declarações da presidente do banco, Christine Lagarde, de que nem todo seu poder de fogo pode ser usado levantou algumas dúvidas sobre seu compromisso.

"Podemos garantir nosso compromisso em sustentar a recuperação", disse Panetta em discurso. "Estamos prontos para ajustar todos os nossos instrumentos se riscos negativos se materializarem, incluindo aqueles da dinâmica da taxa de câmbio."

O euro está sendo negociado perto de máximas em dois anos e meio contra o dólar, um peso sobre as exportações e inflação e uma questão destacada por autoridades na semana passada.

"Não deve haver dúvidas aqui: o BCE não aceitará a inflação em níveis que sejam inconsistentes com seu objetivo", disse Panetta, considerado um dos principais defensores das políticas ultrafrouxas do banco central da zona do euro.

(Reportagem de Balazs Koranyi)