IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Siderúrgicas elevam produção em 11% em novembro, diz Aço Brasil

15/12/2020 16h25

Por Alberto Alerigi Jr.

SÃO PAULO (Reuters) - A indústria siderúrgica elevou sua produção em 11,2% em novembro sobre o mesmo período de 2019, atingindo 2,95 milhões de toneladas, maior volume mensal do ano, enquanto enfrenta críticas do setor industrial sobre falta de oferta.

O volume de novembro foi cerca de 6% maior que o produzido em outubro, segundo dados informados nesta terça-feira pelo Instituto Aço Brasil, que representa siderúrgicas como Gerdau e Usiminas.

Apesar do aumento na produção em novembro, o volume acumulado do ano ainda está cerca de 7% abaixo do registrado um ano antes e a expectativa da entidade é de queda de 5,6% em 2020, para 30,7 milhões de toneladas.

Mais cedo, a entidade que representa os distribuidores de aços planos, Inda, citou escassez de 200 mil toneladas na oferta das usinas siderúrgicas nacionais para atender ao movimento de recomposição de estoques iniciado em meados do ano, quando a economia começou a dar sinais mais claros de recuperação. A expectativa é que as importações de aço cresçam nos próximos meses para fazer frente à demanda do setor.