IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Motoristas britânicos processam Uber na Holanda por uso de dados

16/12/2020 10h58

AMSTERDÃ (Reuters) - Um grupo de motoristas britânicos da Uber processou a empresa em um tribunal da Holanda nesta quarta-feira em uma tentativa de obter acesso aos dados que a empresa coleta sobre eles.

Os motoristas dizem que a Uber determina a alocação das corridas e suas tarifas com base em informações sobre seu desempenho, comportamento e outras características pessoais que coleta por meio de seu aplicativo.

Os motoristas exigem acesso total a essas informações e ao funcionamento dos algoritmos da Uber, pois dizem que são os algoritmos que determinam quanto dinheiro eles ganham e como podem melhorar.

"A Uber deve oferecer transparência total", disse o advogado Anton Ekker no Tribunal Distrital de Amsterdã, onde fica a sede internacional da empresa. "Os motoristas não recebem as informações solicitadas às quais têm direito."

A Uber disse que compartilha todas as informações necessárias com os motoristas, mas não pode fornecer mais dados para proteger a privacidade dos passageiros.

"É extremamente perigoso para a privacidade dos passageiros se compartilharmos todos os dados sobre viagens específicas", disse o advogado da Uber, Axel Arnbak.

A Uber disse que as viagens eram alocadas principalmente com base na localização dos motoristas, suas rotas e preferências de tarifas.

O tribunal decidirá sobre o assunto até 11 de fevereiro.

(Por Bart Meijer)

((Tradução Redação São Paulo; 55 11 56447727))

REUTERS PS AAJ