IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Governo de MG espera acordo com Vale sobre Brumadinho em janeiro

17/12/2020 17h01

(Reuters) - O governo de Minas Gerais e a mineradora Vale não chegaram a um acordo sobre compensações ao Estado pelo desastre de Brumadinho (MG) em reunião nesta quinta-feira, mas a expectativa é de um acerto em janeiro, disse o secretário-geral da administração estadual, Mateus Simões.

O encontro ocorreu dentro de um processo de mediação entre as partes conduzido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG).

"Já temos um novo encontro marcado para dia 7 e janeiro... e a expectativa é que ainda dentro do mês de janeiro tenhamos uma nova audiência, com expectativa de que seja a última e definitiva audiência sobre esse acordo", disse Simões a jornalistas.

Em comunicado à parte, a Vale afirmou que as negociações seguem avançando no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, órgão de mediação do TJ-MG, mas reiterou que ainda não há definições de valores.

"A Vale permanece empenhada em reparar integralmente os atingidos e as comunidades impactadas... As tratativas entre as partes continuam acontecendo com o Estado de Minas Gerais e instituições de Justiça", disse a empresa.

Ocorrido em janeiro de 2019, o desastre ocasionado pelo rombimento de uma barragem de rejeitos da vale em Brumadinho deixou cerca de 270 mortos.

(Por Luciano Costa)