PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Barnier diz que acordo comercial do Brexit só tem mais algumas horas

18/12/2020 08h39

Por Marine Strauss e Alistair Smout

BRUXELAS/LONDRES (Reuters) - O Reino Unido e a União Europeia têm apenas algumas horas para percorrer o caminho complicado até um acordo comercial que evitaria um final caótico para a crise do Brexit em menos de duas semanas, disse o negociador-chefe da UE, Michel Barnier, nesta sexta-feira.

À medida que as negociações avançam, cada lado exige ao outro que ceda em meio a uma enxurrada de mensagens muitas vezes conflitantes de que um acordo ou é possível, ou está com sérios problemas ou é iminente.

Um acordo garantiria que o comércio de bens que representa metade da atividade comercial anual UE-Reino Unido -- no valor de quase 1 trilhão de dólares ao todo -- ficará livre de tarifas e cotas após 31 de dezembro.

"É o momento da verdade", disse Barnier ao Parlamento Europeu, em Bruxelas. "Há uma chance de se chegar a um acordo, mas o caminho para tal acordo é muito estreito."

"Estamos em uma situação muito séria e sombria", disse Barnier. "Temos muito pouco tempo restante, apenas algumas horas para trabalhar nessas negociações de uma forma útil se quisermos que este acordo entre em vigor em 1° de janeiro."