IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

China diz que vai manter suporte para recuperação econômica sem mudança abrupta

18/12/2020 08h16

PEQUIM (Reuters) - A China vai manter o suporte para sua recuperação econômica, evitando uma mudança abrupta de política, para ajudar a manter o crescimento econômico dentro de uma faixa razoável em 2021, informou a agência de notícias Xinhua nesta sexta-feira após reunião dos principais líderes.

A Conferência Central de Trabalho Econômico, encontro anual dos principais líderes e autoridades de política monetária, está sendo observada por investidores em meio a especulações de que Pequim fará mudanças conforme a economia se recupera das perdas deste ano provocadas pela pandemia de coronavírus.

A China vai manter sua política fiscal proativa e tornar a política monetária flexível e direcionada, disse a Xinhua, citando comunicado divulgado após a reunião realizada a portas fechadas entre 16 e 18 de dezembro.

"No próximo ano, devemos manter a continuidade, estabilidade e sustentabilidade das políticas macroeconômicas. Devemos continuar a implementar uma política fiscal proativa e política monetária prudente, e manter o suporte necessário para a recuperação econômica", disse a Xinhua.

"As operações devem ser precisas e efetivas, e não deve haver mudança abrupta."

O banco central adotou uma série de medidas de afrouxamento desde fevereiro para sustentar a economia, mas analistas dizem que a autoridade monetária mudou para uma postura mais regular conforme a economia se recupera.

(Reportagem de Lusha Zhang e Kevin Yao)