PUBLICIDADE
IPCA
1,35% Dez.2020
Topo

Japão eleva perspectiva para o PIB no ano fiscal de 2021 com pacote de estímulo

18/12/2020 08h47

Por Kaori Kaneko

TÓQUIO (Reuters) - O Japão elevou sua previsão de crescimento econômico para o próximo ano fiscal graças a seu último pacote de estímulo, cujo objetivo é acelerar a recuperação após os danos causados pela pandemia de coronavírus.

A economia deve crescer 4,0% em termos reais ajustados aos preços no próximo ano fiscal que começa em abril de 2021, mostrou nesta sexta-feira a mais recente estimativa do Escritório do Gabinete.

A estimativa anterior, de julho, era de expansão de 3,4%.

"A economia vai se recuperar para o nível de antes do coronavírus ao alcançar taxa de crescimento real de 4,0% no próximo ano fiscal", disse o primeiro-ministro, Yoshihide Suga, em reunião do governo para discutir políticas econômica e fiscal nesta sexta-feira.

A melhora da avaliação econômica foi sustentada pelo terceiro orçamento suplementar do governo, que foi aprovado nesta semana, para financiar o pacote de estímulo de 708 bilhões de dólares para ajudar a economia a se recuperar da queda no segundo trimestre.

O crescimento projetado de 4% para o próximo ano, se confirmado, será o mais forte já registrado desde que dados comparáveis se tornaram disponíveis em 1995, disse o Escritório do Gabinete.