IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Covid-19 ofusca aprovação de estímulos nos EUA e S&P 500 fecha em baixa

22/12/2020 18h12

Por Stephen Culp

NOVA YORK (Reuters) - O índice S&P 500 perdeu terreno ao fim de uma sessão volátil nesta terça-feira, já que preocupações com uma nova variante do coronavírus e dados econômicos decepcionantes ofuscaram o impacto da aprovação em Washington de um aguardado projeto de lei de alívio à pandemia.

O índice Dow Jones também fechou em queda, enquanto as ações da Apple Inc ajudaram a sustentar o avanço do Nasdaq para uma máxima recorde de fechamento.

"Hoje o mercado está dando uma pausa no fôlego", disse Ryan Detrick, estrategista sênior de mercado da LPL Financial em Charlotte, Carolina do Norte. "Está digerindo as duas grandes notícias que recebemos nas últimas 24 horas, o estímulo e a nova cepa da Covid."

A Apple foi uma exceção em meio a uma ampla liquidação, registrando alta de 2,8% e dando o maior impulso ao S&P 500 e ao Nasdaq, após notícia dos planos da empresa de lançar um veículo elétrico de passageiros até 2024.

Na segunda-feira, o Congresso aprovou um pacote de alívio à pandemia de 892 bilhões de dólares após meses de disputa partidária, com o objetivo de sustentar uma recuperação econômica titubeante diante do peso das restrições destinadas a conter o ressurgimento do coronavírus.

Uma nova variante do vírus e de rápida propagação descoberta no Reino Unido interrompeu o fluxo de entrada e saída do país e fez com que as fabricantes de vacinas Pfizer Inc e Moderna Inc se apressassem para garantir que seus medicamentos são eficazes contra essa mutação.

Na frente econômica, a confiança do consumidor caiu inesperadamente, enquanto as vendas de residências usadas nos EUA registraram sua primeira queda em seis meses.

O índice Dow Jones caiu 0,67%, a 30.016 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 0,207312%, a 3.687 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 0,51%, a 12.808 pontos.