IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Anvisa cria comissão provisória para acelerar pedidos de registro emergencial de vacinas

23/12/2020 12h28

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou uma comissão provisória para acompanhar e avaliar os procedimentos para registro e autorização de uso emergencial para vacinas contra a Covid-19.

De acordo com a agência, a comissão será formada por membros da diretoria colegiada e também das gerências de medicamentos e produtos biológicos, inspeção e fiscalização, de monitoramento de produtos e a de laboratórios públicos.

O objetivo da comissão é dar suporte técnico a avaliação dos pedidos de registro e uso emergencial com informações das diversas áreas e acelerar os processos.

A agência ressalta, no entanto, que a comissão terá apenas caráter consultivo em relação às autorizações emergenciais. A decisão final continuará sendo da diretoria colegiada, formada por quatro diretores e pelo presidente da Anvisa, Antônio Barras.

Até o momento, nenhuma instituição ou laboratório apresentou pedido à Anvisa para aprovação de uso emergencial ou registro definitivo de imunizante contra a Covid-19, mas quatro vacinas participam do processo de submissão contínua de documentos à agência: AstraZeneca/Fiocruz, Janssen, Pfizer e Sinovac/Butantan.