IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo vê suprimento de energia mais seguro no Amapá após novo transformador

23/12/2020 12h14

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério de Minas e Energia informou nesta quarta-feira que o fornecimento de eletricidade no Amapá ganhou um reforço em termos de confiabilidade após a energização durante a madrugada de um novo transformador em uma subestação local.

O Estado da região Norte enfrentou um blecaute de longa duração no mês passado, depois que um incêndio na subestação Macapá danificou equipamentos. O Amapá chegou a operar com apenas 10% da carga na sequência de um apagão em 3 de novembro, enquanto o suprimento foi totalmente normalizado no dia 24.

"A subestação retorna à condição de 3 transformadores disponíveis à operação do sistema elétrico", afirmou o ministério em nota, ao destacar que o equipamento traz "mais confiabilidade" à região.

A pasta criou um gabinete de crise para acompanhar a situação do Estado depois do blecaute, e segundo o ministério ainda há ações previstas para melhorar a oferta de energia local.

Segundo a pasta, serão mantidas tratativas em 2021 para ampliação da capacidade eletroenergética da subestação dos atuais 350 MVA para 450 MVA.

Em paralelo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tem conduzido um processo de fiscalização para apurar responsabilidades pelo blecaute, que chegou a levar o Amapá a decretar estado de emergência.

(Por Luciano Costa)