IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Siemens Gamesa vende turbinas eólicas no Brasil em acordo com empresa do Pátria

23/12/2020 08h45

SÃO PAULO (Reuters) - A Siemens Gamesa anunciou acordo para a venda de turbinas eólicas à Essentia Energia, empresa de geração de energia renovável no Brasil controlada pela gestora de recursos Pátria Investimentos.

O pedido, que envolve máquinas do mais potente modelo da fabricante, a plataforma 5.X, também envolve volume recorde de equipamentos, equivalentes a uma capacidade instalada de 465 megawatts, disse a Siemens Gamesa em comunicado nesta quarta-feira.

As 75 turbinas incluídas no contrato serão utilizadas em um parque eólico na Bahia que deverá estar em operação ao final de 2022, disse a companhia.

A Essentia Energia fechou a venda da produção do parque em contrato privado a uma grande empresa de energia no Brasil, acrescentou a fornecedora, sem citar nomes.

A Reuters publicou em junho que o Pátria Investimentos criou a Essentia Energia para apostar em usinas eólicas e solares no Brasil, com projetos inicialmente no Nordeste. A empresa chegou a fechar contratos para a venda da produção de suas usinas à elétrica mineira Cemig, segundo fontes.

Com o pedido da companhia de energia elétrica, a Siemens Gamesa agora alcança uma carteira de encomendas no Brasil para as turbinas modelo 5.X que soma 777 megawatts em capacidade.

No mundo, a companhia já registrou mais de 1,5 gigawatt em pedidos para o equipamento.

A nova turbina será produzida pela Siemens Gamesa no Brasil, em uma fábrica em Camaçari, na Bahia. O acordo com a Essentia também inclui um contrato de serviços e manutenção.

(Por Luciano Costa, edição Alberto Alerigi Jr.)