IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Parlamento da UE diz que vai decidir sobre acordo do Brexit no próximo ano  

24/12/2020 15h07

Por Marine Strauss

BRUXELAS (Reuters) - O Parlamento Europeu disse na quinta-feira que analisará em detalhes o acordo comercial pós-Brexit fechado pela União Europeia e pelo Reino Unido antes de decidir se aprovará o acordo no novo ano. 

Os dois lados chegaram a um acordo apenas sete dias antes da saída britânica de um dos maiores blocos comerciais do mundo, na mudança global mais significativa do país desde a queda do império. 

"O Parlamento Europeu vai agora analisar o acordo em detalhes antes de decidir se dará o consentimento no novo ano", disse o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, em um comunicado. 

Sassoli afirmou que o Parlamento foi "claro desde o início sobre nossas linhas vermelhas" e trabalhou em estreita colaboração com o negociador da UE para o Brexit, Michel Barnier, durante as conversações, mas disse que a aprovação do Parlamento não estava garantida. 

"Se o Parlamento Europeu decidir aprovar o acordo, monitorará de perto como ele será implementado", disse ele. 

Líderes dos grupos políticos no Parlamento se reunirão em 28 de dezembro para discutir o resultado das negociações UE-Reino Unido, disse um porta-voz no Twitter. A presidente-executiva da UE, Ursula von der Leyen, e Barnier foram convidados para a reunião. 

"Estamos prestes a encerrar a saga sem fim do Brexit, mas ainda não chegamos lá. O Parlamento Europeu vai demorar antes de finalmente aprovar o texto", disse Manfred Weber, presidente do maior grupo de legisladores do Parlamento no Twitter. 

(Reportagem de Marine Strauss)