IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsonaro anuncia novos decretos para atiradores e diz que espera "aumentar mais" venda de armas

11/01/2021 22h18

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira a apoiadores que deverá editar ainda nesta semana novos decretos para colecionadores, atiradores esportivos e caçadores, conhecidos pela sigla CAC, e afirmou que espera "aumentar mais" a venda de armas no Brasil.

Questionado por um simpatizante se iria haver novos decretos para CACs, Bolsonaro respondeu:

"Vai, tem três decretos para sair. Eu acho que sai esta semana. Dois ou três decretos. Eu não posso ir além da lei, mas vai facilitar mais coisas pra vocês aí", disse.

"Nós batemos recorde ano passado em relação a 2019, mais 90% na venda de armas. Está pouco ainda, tem que aumentar mais. O cidadão de bem, durante muito tempo, foi desarmado", emendou.

Bolsonaro defendeu ainda que, após a eleição da Mesa da Câmara, se coloque em votação um projeto para ampliar o acesso a armamentos no país enviado pelo governo ao Legislativo.

Bolsonaro apoia o líder do PP na Casa, Arthur Lira (AL) contra o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), candidato do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

"Temos um projeto lá na Câmara, mudando a Mesa lá agora em fevereiro, de acordo com o novo presidente, a gente vai... porque ele que é o dono da pauta. Vamos ver se ele bota em votação, vamos ver o que acontece, tem que respeitar a maioria dos parlamentares", disse.

(Reportagem de Ricardo Brito)