IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ibovespa segue Wall St e tem leve alta, com investidores atentos a riscos

12/01/2021 12h06

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista seguia a tendência levemente positiva das praças globais nesta terça-feira, com ações domésticas voltando a atrair fluxo comprador externo, embora investidores sigam alertas com notícias da Covid-19 e de riscos fiscais no Brasil.

Às 12h03, o Ibovespa subia 0,6%, a 124.001,03 pontos. Na véspera, o indicador caiu 1,46%, com embolso de lucros, após ter renovado máximas por duas sessões seguidas. O giro financeiro da sessão era de 8,2 bilhões de reais.

A demanda por ações de empresas exportadoras, potenciais beneficiárias da escalada recente do dólar contra o real, e de companhias ligadas ao mercado doméstico vistas como mais preparadas para capitalizar com a recuperação da atividade econômica ditava os destaques positivos da sessão.

"O cenário pode indicar investidores comprando, em busca de papéis baratos após a queda da véspera, mas o cenário permanece volátil", resumiu a equipe da Levante Investimentos.

De fato, diversos relatórios desta manhã apontavam para uma série de riscos no radar que podem fazer o fluxo mudar de direção, considerando aspectos domésticos.

Um deles é o de consequências econômicas da pandemia se espalhem por 2021, incluindo inflação maior e ampliação dos programas de auxílio emergencial. Nesta manhã, o IBGE informou que o IPCA subiu 1,35% em dezembro, fechando o ano com avanço de 4,52%, acima das previsões do mercado.

"O avanço da pandemia em praticamente todos os estados brasileiros traz à tona uma nova rodada de discussões sobre novas medidas de auxílio para a população mais vulnerável, o que esbarra na questão fiscal", afirmou a equipe da Consulenza Investimentos, em nota a clientes.

DESTAQUES

- HAPVIDA recuava 1,2%, numa pausa após ter escalado mais de 27% nas últimas duas sessões na sequência do anúncio dos planos de fusão com a rival NOTRE DAME, que recuava 2,1%, num movimento similar após disparada de 40% desde sexta-feira.

- ULTRAPAR perdia 0,25%. O grupo multissetorial e dono da rede de postos de combustíveis Ipiranga informou pela manhã que foi alvo de um ataque hacker e que está trabalhando em regime de contingência.

- EMBRAER subia 5%, ilustrando o movimento positivo de ações de empresas exportadoras na esteira do repique recente do dólar contra o real. JBS tinha elevação de 2,2%.

- PETROBRAS era valorizada em 1,1%, refletindo a alta dos preços internacionais do barril do petróleo. Na mesma direção, PETRORIO ganhava 0,45%.