IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA aumentam mais do que o esperado

Economistas dizem que pode levar vários anos para que o mercado de trabalho se recupere da pandemia - Getty Images/iStockphoto
Economistas dizem que pode levar vários anos para que o mercado de trabalho se recupere da pandemia Imagem: Getty Images/iStockphoto

Lucia Mutikani

14/01/2021 10h44

WASHINGTON (Reuters) - O número de norte-americanos que entrou com pedidos de auxílio-desemprego pela primeira vez saltou na semana passada, confirmando o enfraquecimento das condições do mercado de trabalho conforme a piora da pandemia de Covid-19 afeta as operações em restaurantes e outras empresas.

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego totalizaram 965 mil, em dado ajustado sazonalmente para a semana encerrada em 9 de janeiro, contra 784 mil na semana anterior, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira.

Economistas consultados pela Reuters projetavam 795 mil pedidos na última semana.

O dado também foi impulsionado pela reapresentação de pedidos de auxílio após a renovação de um suplemento de 300 dólares até 14 de março como parte de alívio adicional de 900 bilhões de dólares aprovado no fim de dezembro.

Autoridades em muitos Estados proibiram jantares em locais fechados para desacelerar a disseminação do coronavírus. A economia fechou vagas de trabalho em dezembro pela primeira vez em oito meses.

O Livro Bege do Federal Reserve e que traz informações sobre a atividade empresarial coletadas com contatos nacionais, em janeiro mostrou na quarta-feira que os "contatos nos setores de lazer e hotelaria informaram novos cortes de emprego devido a medids mais rigorosas de restrição".

Embora os pedidos de auxílio-desemprego tenham caído ante o recorde de 6,867 milhões em março, eles permanecem acima do pico de 665 mil visto durante a Grande Recessão de 2007-09. Economistas disseram que pode levar vários anos para que o mercado de trabalho se recupere da pandemia.