IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trafigura conquista rara licença para ofertar bunker em local estratégico na China

15/01/2021 12h32

CINGAPURA (Reuters) - A trader de commodities Trafigura obteve uma licença para fornecer combustível marítimo (bunker) no porto de Zhoushan, o principal centro para esse combustível na China, disse um porta-voz da empresa na sexta-feira.

Esta é uma licença rara concedida a uma entidade totalmente detida por estrangeiros, tornando a Trafigura uma das cerca de uma dúzia de entidades principalmente chinesas com tal autorização para operar um negócio de combustível de navios em Zhoushan.

Aproveitando as vantagens do combustível mais limpo para navios lançado globalmente desde o início de 2020, a China pretende transformar Zhoushan, uma cidade arquipélago na província de Zhejiang, no leste da China, em um centro regional de combustível para navios que rivalize com Cingapura como o maior centro de combustível para navios do mundo.

A licença foi concedida à unidade da Trafigura Energy (Zhejiang), com sede na China, disse a empresa.

Os principais traders de commodities Vitol e Glencore também estabeleceram negócios de combustível para navios em Zhoushan por meio de joint ventures com parceiros locais.

"Esta é uma licença conquistada com dificuldade e a empresa tem uma visão estratégica de Zhoushan (se tornando um hub de bunker)", disse um comerciante de petróleo sênior próximo à Trafigura.

(Por Chen Aizhu)