IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Preço spot do GNL na Ásia recua de máximas por previsão de clima mais quente

18/01/2021 11h28

Por Jessica Jaganathan

CINGAPURA (Reuters) - Os preços spot do gás natural liquefeito (GNL) na Ásia recuaram de máximas recorde, com operadores de mercado antecipando temperaturas mais quentes na região e com expectativas de retorno no suprimento a partir de algumas áreas.

O índice Japan-Korea-Marker (JKM), calculado pela agência de precificação S&P Global Platts e usado como referência para mercados spot na Ásia, caiu na sexta-feira para 26,99 dólares por milhão de btu (unidade térmica inglesa) para carregamentos com entrega em fevereiro, segundo dados da Platts.

Isso representa uma redução de quase 17% ante uma máxima recorde de 32,50 dólares por milhão de btu atingido na última quarta-feira.

O preço médio para o mês completo de fevereiro era de 18,309 dólares por milhão de bpu, segundo os dados da Platts.

"Os preços estão começando a se acalmar agora, uma vez que se espera que fique mais quente nas próximas semanas", disse um operador do mercado de GNL em Cingapura.

As temperaturas em Tóquio, Seul, Pequim e Xangai devem subir para níveis acima da média nas próximas duas semanas, de acordo com dados meteorológicos do Refinitiv Eikon.

Temperaturas excepcionalmente baixas haviam levado os preços da eletricidade a dispararem no Japão, onde os estoques de GNL caíram para níveis críticos em algumas regiões.

E, embora a atividade industrial na China, segundo maior importador global de GNL, tenha se recuperado mais rápido do que em outros países, ela registrou alta recente em surtos de coronavírus, o que levou a "lockdowns", que por sua vez impactaram atividades de logística e industriais, o que também gerava preocupação entre operadores de mercado.

A Platts está prevendo que os preços spot cairão para 6,10 dólares por milhão de btu, o que é cerca de 35 centavos de dólar abaixo da curva atual, disse uma porta-voz à Reuters.