IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ações de mineração e siderurgia endossam melhora, mas quadro fiscal ainda preocupa

21/01/2021 10h50

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa buscava se sustentar no azul nesta quinta-feira, após duas quedas seguidas, apoiado particularmente nos papéis do setor de mineração e siderurgia, com CSN em destaque em meio a expectativas relacionadas ao IPO de sua unidade de mineração.

Às 10:43, o Ibovespa subia 0,31%, a 120.014,94 pontos. O volume financeiro era de 3,2 bilhões de reais.

A trajetória positiva dos futuros acionários norte-americanos e das bolsas na Europa corroboravam a tentativa de melhora no pregão brasileiro, embora persista o desconforto com ruídos fiscais e políticos.

Na véspera, o Banco Central manteve a Selic em 2% ao ano como esperado, mas retirou de seu comunicado o "forward guidance" (orientação futura) adotado em agosto.

Com o forward guidance, o BC se comprometia a não elevar o juro até que expectativas de inflação se aproximassem das metas no horizonte considerado relevante para a política monetária (até 2022) e o governo mantivesse seu regime fiscal.

"A percepção de risco fiscal continua presente, em meio à indefinição do calendário de vacinação contra a Covid-19, o que pode pressionar o governo a estender o auxílio emergencial", observou a equipe da XP Investimentos em nota a clientes.

DESTAQUES

- CSN ON avançava 3,44%, capitaneando os ganhos no setor de mineração e siderurgia. A companhia busca avaliar sua unidade de mineração entre 47,5 bilhões e 63 bilhões de reais em oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) que será lançado até o fim de semana, de acordo com reportagem do jornal O Estado de S.Paulo.

- VALE ON subia 1,84%, em sessão de recuperação dos futuros do minério de ferro na China, além do anúncio de que assinou acordo com a Mitsui para aquisição da totalidade da participação da empresa japonesa (15%) na mina de carvão de Moatize, em Moçambique, bem como compra dos 50% de participação e todos os créditos minoritários que a empresa detém no Corredor Logístico de Nacala (CLN).

- PETROBRAS PN valorizava-se 0,46%, também buscando se recuperar das perdas da véspera, apesar da fraqueza dos preços do petróleo no mercado externo.

- ITAÚ UNIBANCO PN caía 1,02%, assim como BRADESCO PN, em baixa de 0,43%, evitando uma reação mais forte do Ibovespa. Entre os bancos no Ibovespa, apenas BTG PACTUAL UNIT era negociada em alta, com elevação de 0,27%.

- EMBRAER ON perdia 1,86%, mais uma vez na ponta negativa do Ibovespa, em meio a receios sobre os reais efeitos das vacinas contra a Covid-19 nos pedidos para a fabricante de aviões, além do ambiente de competição no setor e estrutura de custos pesadas. O Bradesco BBI cortou a recomendação dos ADR da companhia nesta semana para "underperfom", com preço-alvo de 4 dólares por papel.

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em

(Edição Alberto Alerigi Jr.)