IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Lula volta ao Brasil após quarentena em Cuba por Covid-19

21/01/2021 18h04

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras sete pessoas que integravam uma comitiva que acompanhou o petista em uma viagem a Cuba cumpriram quarentena na ilha após testarem positivo para Covid-19, informou a assessoria de Lula nesta quinta-feira, um dia após o grupo desembarcar de volta no Brasil.

Segundo nota da assessoria do ex-presidente, Lula, sua mulher, Janja, e sete integrantes da comitiva fizeram testes da doença antes de viajar e na chegada a Cuba, dia 21 de dezembro. Os exames foram refeitos em 26 de dezembro, tendo dado positivo para Lula e outros 7 membros da comitiva, "confirmando se tratar de casos importados através da investigação epidemiológica", de acordo com o comunicado.

"Todos permaneceram em isolamento sob vigilância sanitária, de acordo com diagnóstico, respeitando os protocolos do sistema de saúde cubano", afirmou a nota.

Lula, de 75 anos, decidiu comunicar a infecção apenas na chegada ao Brasil para "preservar sua família e dos demais infectados, de acordo com a assessoria do ex-presidente.

O ex-presidente e os demais membros da equipe não precisaram de internação hospitalar, exceto o escritor Fernando Morais, que permaneceu sob cuidados hospitalares pelo período de 14 dias, por complicações pulmonares.

"Ao longo do acompanhamento, o ex-presidente foi diagnosticado em tomografia computadorizada com lesões pulmonares compatíveis com broncopneumonia associada à Covid-19, apresentando excelente recuperação", informou o comunicado.

Lula viajou a Cuba para participar da filmagem de um documentário com o cineasta Oliver Stone, que, em razão das circunstâncias, está suspenso e será retomado futuramente.

"Na ilha, Lula decidiu cancelar suas atividades e, após a alta epidemiológica, ao fim da viagem, se reuniu apenas com o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, o 1º secretário do Partido Comunista de Cuba, Raúl Castro, o primeiro ministro de Cuba, Manuel Marrero, e com o chanceler Bruno Rodriguez", finalizou a nota.