IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Em 1º dia de implantação do open banking, Campos Neto diz que benefícios serão percebidos gradualmente

01/02/2021 11h30

Por Isabel Versiani

BRASÍLIA (Reuters) - Ao abrir evento que marca o início da primeira fase da implantação no open banking no país nesta segunda-feira, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que os benefícios do novo sistema ficarão evidentes ao longo do tempo.

"O open banking está para o sistema financeiro como a internet está para a sociedade. Os benefícios e casos de uso serão visíveis ao longo dos próximos meses e anos", disse Campos Neto.

O open banking dará aos clientes de instituições financeiras o poder sobre seus dados cadastrais e de transações como meio de fomentar a competição e acesso a serviços mais baratos e melhores.

Na primeira fase, que começa nesta segunda-feira, as instituições financeiras e de pagamento terão que disponibilizar informações sobre as características e preços dos seus produtos.

Segundo o diretor de Regulação do BC, Otávio Damaso, o público-alvo principal dessa etapa são as próprias instituições financeiras ou de pagamento, desenvolvedores, potenciais fintechs e acadêmicos.

A expectativa, segundo ele, é que, a partir da disponibilização dessas informações, sejam criados sites e empresas que se dediquem a comparar características e preços dos produtos bancários, em benefício dos clientes.

A previsão é que todas as quatro fases de implantação do modelo sejam concluídas até o final deste ano.

"Contudo, o ecossistema deverá continuar a evoluir mesmo após a implementação de todas essas fases, com o desenvolvimento do próprio mercado", disse Campos Neto, ressaltando que o open banking visa aumentar a eficiência e a competitividade no sistema financeiro nacional.

Na segunda fase de implantação, prevista para começar em julho, os clientes poderão autorizar o compartilhamento dos seus cadastros e de informações sobre suas transações financeiras com outras instituições.

Em um terceiro momento virá a inicialização dos pagamentos. "É um momento em que há uma junção do open banking com o Pix", disse Damaso.

Na última fase, todos os produtos e serviços financeiros serão integrados na infraestrutura do open banking.

O pontapé inicial do processo do open banking estava inicialmente previsto para ocorrer em novembro do ano passado, mas foi adiado para fevereiro por causa da pandemia da Covid-19 e para evitar atropelos em meio à implantação do Pix.