IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BNDES diz que repassará R$38 bi ao Tesouro nas próximas semanas em pagamento de dívidas

01/02/2021 11h42

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) repassará ao Tesouro nas próximas semanas 38 bilhões de reais, na liquidação antecipada de mais uma parcela de dívidas com a União, informou o banco nesta segunda-feira.

Segundo o BNDES, o saldo remanescente das dívidas com o Tesouro, antes deste novo pagamento, é de aproximadamente 160 bilhões de reais. O valor não inclui 36 bilhões de reais em instrumento especial de capital próprio que também são devidos pelo banco.

O BNDES informou, ainda, que já recebeu comunicação do Tribunal de Contas da União sobre deliberação acerca da ilegalidade dos empréstimos e a exigência de que seja apresentado um cronograma de devoluções dentro de 60 dias.

"Análises adicionais acerca do cronograma solicitado pela recente decisão do TCU serão efetuadas ao longo das próximas semanas, e eventuais informações relevantes serão divulgadas tão logo aprovadas nas alçadas competentes do Banco", disse o BNDES.

O secretário do Tesouro, Bruno Funchal, disse no mês passado que espera receber do BNDES mais de 100 bilhões de reais este ano, com "boa parte" desse valor entrando no primeiro semestre.

(Por Isabel Versiani)