IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar recua com melhora no sentimento global; investidores ficam de olho em Brasília

01/02/2021 09h12

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar iniciou a semana em forte queda contra o real, devolvendo parte de seus ganhos recentes em meio à melhora do sentimento global, em segunda-feira marcada pelas eleições no Congresso e pelos persistentes temores fiscais domésticos.

Às 10:16, o dólar recuava 0,64%, a 5,4433 reais na venda, depois de tocar 5,4220 reais na mínima do dia, enquanto o contrato mais negociado de dólar futuro caía 0,38%, a 5,4455 reais.

"Há um movimento de reajuste baixista, muito por fatores técnicos", disse à Reuters Alejandro Ortiz, economista da Guide Investimentos. Ele citou expectativas de aumento da taxa Selic ainda no primeiro semestre deste ano como um fator de apoio para o real.

Na sua última reunião de política monetária, o Banco Central manteve a taxa na mínima histórica de 2%, mas retirou do seu comunicado o "forward guidance", com o qual mantinha o compromisso de não elevar os juros desde que algumas condições estivessem satisfeitas.

Enquanto isso, em Brasília, todos os olhares ficavam sobre as eleições para as presidências da Câmara e do Senado, com os candidatos do governo Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG) sendo apontados como os favoritos para as Casas, respectivamente.

"O desfecho das eleições tem como principal promessa destravar a agenda de reformas", explicou Ortiz, destacando a atenção dos mercados à postura do governo diante da sustentabilidade das contas públicas e esperanças de que as necessidades da população em meio à pandemia sejam equilibradas com as necessidades fiscais.

Uma eventual retomada do auxílio emergencial --que foi encerrado em dezembro-- tem sido objeto de discussões de candidatos ao comando das duas Casas Legislativas e deve voltar com força na agenda política no retorno dos parlamentares ao trabalho, em meio a temores de que o teto de gastos brasileiro seja furado em 2021.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que a continuidade do auxílio emergencial quebraria o Brasil e teria uma série de outras consequências desastrosas, enquanto o ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu que, caso o auxílio seja reeditado, haja travamento de outras despesas.

No exterior, o dólar operava em leve alta contra uma cesta de moedas, mas o clima entre os operadores estava mais ameno depois que um frenesi impulsionado por redes sociais que abalou Wall Street na semana passada voltou seu foco para a prata.

A disseminação da Covid-19 e o ritmo da imunização da população também eram acompanhados de perto pelos investidores globais.

Os futuros norte-americanos e as bolsas de valores europeias operavam em alta nesta manhã. [.NPT] [.EUPT]

Na última sessão, na sexta-feira, o dólar teve alta de 0,77%, a 5,4786 reais na venda.

O Banco Central fará neste pregão leilão de swap tradicional para rolagem de até 16 mil contratos com vencimento em junho e outubro de 2021.