IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Investidores de varejo agora buscam a prata, enquanto febre da GameStop se acalma

01/02/2021 16h43

Por Tom Westbrook e Thyagaraju Adinarayan e Jeff Lewis

LONDRES/TORONTO (Reuters) - A prata superou 30 dólares a onça pela primeira vez desde 2013 nesta segunda-feira, com um exército de investidores de varejo invadindo o setor de metais, mudando o foco da missão "Gamestonk" e desencadeando temores de uma queda de vários ativos nos mercados globais.

Enquanto os traders voltavam as atenções para a prata - um mercado maior e mais líquido do que o de ações individuais - as ações da varejista de videogames GameStop caíram 4%, após fechar a sexta-feira a 325 dólares.

As ações da empresa, cujo nome gerou o apelido intencionalmente incorreto 'Gamestonk' nas redes sociais, subiram 1.600% este ano, à medida que pequenos investidores compraram os papéis para prejudicar gestores de grandes fundos que apostavam contra a empresa.

Outra ação adotada pelos investidores, AMC Entertainment, avançava 18%, tendo subido mais de 500% este ano.

Mas o movimento é relativamente pequeno se comparado com as oscilações múltiplas da semana passada, quando pequenos investidores se organizavam em fóruns online e negociaram em corretoras sem taxas como a Robinhood, sobrecarregaram vários fundos de hedge poderosos com perdas em suas posições de short.

Agora o frenesi foi mais aparente no mercado de prata à vista, que teve a maior alta desde 2008, subindo 11%.

O aumento de quase 20% da prata desde quarta-feira desencadeou uma alta nas ações de mineração de prata em todo o mundo, com as ações da Fresnillo subindo 20,5% para o topo do índice FTSE 100 do Reino Unido. O ETF Silver Trust, o maior ETF lastreado em prata, subiu 9% nos EUA.

O aumento nos preços físicos da prata, que segue milhares de publicações no Reddit e centenas de vídeos no YouTube, sugere que os investidores pessimistas em relação à prata podem estar prestes a sofrer um golpe.

"Eu veria a alta da prata da mesma forma que veria a saga GameStop - do ponto de vista da estabilidade do mercado, por enquanto não é uma preocupação imediata, mas se virmos movimentos bruscos, poderemos ver alguma desalavancagem nos mercados", disse Antoine Bouvet, estrategista do ING.

Membros do fórumReddit WallStreetBets (WSB), do Reddit, pediram aos seguidores que mantivessem o foco na GameStop.

"Nós apenas temos que seguir o mesmo plano que tivemos, SEGUREM!! Nós não passamos pelo banho de sangue semana passada por nada, continuem assim, rapazes!" postou um usuário, citando o declínio da GameStop após ser negociada a quase 500 dólares.

Mas a entrada de investidores na prata continuou conforme as discussões online debatiam isso na semana passada.

As publicações do Reddit sugeriam que os preços mais altos podem prejudicar os bancos com grandes posições vendidas, e que a compra de fundos de prata negociados em bolsa de fácil acesso pode aumentar rapidamente o valor do metal.

"Vá lá e compre pelo menos 120 gramas de prata assim que puder", postou um participante do fórum.

Os investidores de varejo despejaram um recorde de 30,6 milhões de dólares no Physical Silver fund durante a tarde. Um ETF de prata no Japão subiu 11%.

Os juros a descoberto globais em prata, ou o valor cumulativo das apostas de que seu preço cairá, é equivalente a cerca de 900 milhões de onças, pouco abaixo da produção global anual do metal.

Bancos e corretoras detêm a maior parte disso - têm posição líquida vendida no metal.

O analista do Commerzbank Eugen Weinberg, disse que os amadores podem encontrar na prata uma proposta muito diferente do que viram na GameStop.

"Vemos poucas chances de qualquer short-squeeze no mercado de prata", disse ele. "Afinal, o mercado não é apenas grande e difícil de manipular; ao contrário das ações, não há vendas a descoberto excessivas de prata."

Enquanto isso, usuários do Reddit mantêm a estratégia. Vários investidores se tornaram milionários no papel e seus adversários, os fundos de hedge, enfrentam perdas. A Melvin Capital, que apostava contra a GameStop, perdeu 53% em janeiro.

Robinhood, a principal corretora dos investidores de varejo, também recuou e suspendeu algumas das restrições de compra impostas na semana passada, embora os limites sigam para ações de oito empresas, incluindo GameStop, AMC e BlackBerry.