PUBLICIDADE
IPCA
+0,25 Jan.2021
Topo

Ministro das Finanças do Japão e Yellen terão primeira conversa por telefone, diz fonte

01/02/2021 08h58

TÓQUIO (Reuters) - O ministro das Finanças japonês, Taro Aso, e a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, conversarão por telefone pela primeira vez nesta segunda-feira, disse uma fonte do governo, à medida que os dois países continuam sua batalha para amortecer o golpe econômico da Covid-19.

A conversa provavelmente será realizada na noite desta segunda-feira, no horário de Tóquio, disse a fonte à Reuters sob condição de anonimato devido à delicadeza do assunto.

Aso disse ao Parlamento no mês passado que esperava manter conversas online com a nova secretária do Tesouro dos EUA o mais rápido possível, acrescentando que as opiniões do Japão sobre os principais tópicos econômicos estavam em linha com as expressas por Yellen em seu depoimento ao Congresso norte-americano.

O foco para as autoridades japonesas é a política cambial dos EUA sob o governo Biden, devido à longa história de Tóquio de ter que controlar os investidores ou intervir diretamente nos mercados de câmbio para lidar com picos indesejados do iene que prejudicam as exportações.

(Por Takaya Yamaguchi e Leika Kihara)