IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Setor manufatureiro dos EUA enfraquece em janeiro, mostra ISM

01/02/2021 12h24

WASHINGTON (Reuters) - A atividade manufatureira dos Estados Unidos desacelerou ligeiramente em janeiro, enquanto uma medida de preços de insumos e de produção pagos pelas fábricas saltou para o nível mais elevado em quase dez anos, fortalecendo expectativas de que a inflação vai acelerar neste ano.

O Instituto de Gestão do Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) informou nesta segunda-feira que seu índice nacional de atividade fabril caiu a 58,7 no mês passado, de 60,5 em dezembro.

Leitura acima de 50 indica expansão da manufatura, que responde por 11,9% da economia dos EUA. Economistas consultados pela Reuters esperavam leitura de 60 em janeiro.

A manufatura tem sido impulsionada por forte demanda por bens, como eletrônicos e móveis, já que 23,7% da força de trabalho está trabalhando de casa por causa da pandemia de Covid-19.

Mas o subíndice do ISM para novas encomendas caiu a 61,1 no mês passado, de 67,5 em dezembro. As fábricas também viram moderação nas encomendas para exportação. Apesar disso, as contratações aumentaram no mês passado.

Gargalos na cadeia de oferta continuaram a elevar os custos para os empresários. O índice de preços pagos saltou a 82,1, nível mais alto desde abril de 2011, ante 77,6 em dezembro.

Isso sustenta previsões de aceleração da inflação nos próximos meses, embora o desemprego alto possa limitar a capacidade de elevar os preços.

(Reportagem de Lucia Mutikani)