IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

PIB da zona do euro cai menos do que o esperado no 4º tri de 2020

Economia da zona do euro contraiu menos do que o esperado no quarto trimestre de 2020 em meio aos lockdowns provocados pela pandemia - Reuters
Economia da zona do euro contraiu menos do que o esperado no quarto trimestre de 2020 em meio aos lockdowns provocados pela pandemia Imagem: Reuters

Jan Strupczewski

Em Bruxelas

02/02/2021 07h39

A economia da zona do euro contraiu menos do que o esperado no quarto trimestre de 2020 em meio aos lockdowns provocados pela pandemia, uma vez que Alemanha e Espanha ainda conseguiram registrar leve expansão, mostraram hoje estimativas iniciais.

A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, informou que, de acordo com sua estimativa preliminar, o Produto Interno Bruto dos 19 países que usam o euro caiu 0,7% na comparação com o trimestre anterior, registrando queda de 5,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Economistas consultados pela Reuters esperavam contração trimestral de 1% e queda anual de 5,4%, após forte recuperação entre julho e setembro, quando a zona do euro aliviou as restrições sobre viagens e lazer após a primeira onda de casos de covid-19.

Os dados preliminares da Eurostat mostraram que a segunda e terceira maiores economias da região, França e Itália, pressionaram o resultado geral com quedas trimestrais do PIB de 1,3% e 2% respectivamente.

Já a Alemanha cresceu 0,1% em relação ao terceiro trimestre, enquanto a Espanha expandiu 0,4%.

A Eurostat informou que, de acordo com sua primeira estimativa do crescimento anual para 2020, com base em dados trimestrais ajustados ao calendário e sazonalmente, o PIB recuou 6,8% na zona do euro e 6,4% nos 27 países da União Europeia.