IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC passa a divulgar ata de reuniões do seu comitê de estabilidade financeira

03/02/2021 18h39

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central passará a divulgar as atas das reuniões do Comef, órgão colegiado da autarquia que estabelece diretrizes para a preservação da estabilidade financeira e a prevenção a riscos sistêmicos.

O comitê realiza cerca de quatro reuniões ao ano e a próxima está prevista para 2 de março. A publicação da ata ocorrerá até cinco dias úteis depois das reuniões, disse o BC nesta quarta-feira. O documento trará a avaliação do comitê sobre a estabilidade do sistema financeiro do país.

O BC informou, ainda, que a eficiência do sistema financeiro passará a constar entre as missões explícitas do Comef, sob o entendimento de que essa variável também afeta a estabilidade do sistema financeiro.

O Comef já divulga relatórios semestrais que trazem um panorama da evolução e perspectivas da estabilidade financeira no país, apontando os principais riscos e também resultados de testes de estresse.

No último relatório, divulgado em outubro, o BC avaliou que o sistema financeiro do país entrou no desafiador período do surto de coronavírus bem capitalizado, bem provisionado e com liquidez elevada. Disse ainda que as medidas implementadas pelo governo reforçaram essas condições de resiliência para o enfrentamento ao aumento do risco à estabilidade financeira.

(Por Isabel Versiani, edição de José de Castro)