IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Keppel faz menor oferta para construção de plataforma de Búzios da Petrobras, dizem fontes

03/02/2021 19h04

Por Marta Nogueira e Sabrina Valle

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Um consórcio liderado pela Keppel, de Cingapura, ofereceu o menor valor em licitação da Petrobras para a construção da plataforma P-78, no importante campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, afirmaram à Reuters três fontes próximas à licitação.

O valor apresentado pela empresa para a construção da plataforma foi de 12,52 bilhões de reais, segundo as pessoas, que falaram na condição de anonimato.

Também na licitação, um consórcio liderado pela sul-coreana Daewoo ofertou aproximadamente 14 bilhões de reais, enquanto outro liderado pela também sul-coreana Samsung ofereceu cerca de 15 bilhões de reais.

Uma cláusula da concorrência prevê que a vencedora da P-78 poderá vencer também a oferta pela P-79 com um desconto pré-definido, de cerca de 8%, explicaram duas das fontes, que não souberam dizer imediatamente se essa opção seria exercida e como ela ocorreria.

Petrobras, Keppel, Daewoo e Samsung não responderam imediatamente a pedidos de comentários.

Foi a primeira licitação para a contratação de plataformas próprias pela Petrobras em mais de sete anos.

A Petrobras informou na véspera que recebeu das três empresas propostas comerciais, sem falar em valores.

Também na terça-feira, a petroleira explicou que as propostas estavam em fase de julgamento pela Comissão de licitação. Em seguida, seria iniciado processo de negociação de condições mais vantajosas à Petrobras, como previsto no Regulamento de Licitações e Contratos da Petrobras.

A previsão é de que as propostas finais para construção das duas unidades sejam aprovadas no primeiro semestre de 2021.

O início da operação das plataformas está previsto para 2025, com capacidade para processar diariamente 180 mil barris de óleo e 7,2 milhões de m3 de gás, cada uma.