IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Encomendas à indústria da Alemanha caem em dezembro pela 1ª vez em 8 meses

05/02/2021 08h48

BERLIM (Reuters) - As encomendas de produtos fabricados na Alemanha caíram mais do que o esperado em dezembro, encerrando sete meses de dados positivos uma vez que as restrições para conter o coronavírus pressionaram a demanda de outros países da zona do euro.

Os dados publicados pela Agência Federal de Estatísticas mostraram que as encomendas de bens industriais caíram 1,9% em termos ajustados sazonalmente, contra expectativa em pesquisa da Reuters de queda de 1,0%.

O recuo veio depois de um aumento revisado para cima de 2,7% em novembro, e marcou a primeira queda do indicador desde abril.

"As duras medidas de contenção na Europa estão agora tendo um claro impacto negativo em dezembro", disse Thomas Gitzel, economista-chefe do VP Bank Group.

A indústria orientada para exportação da Alemanha tinha sido poupada até então do pior das restrições pelo coronavírus, enquanto o setor de serviços sofria.

Dados do Ministério da Economia mostraram que as encomendas domésticas recuaram 0,9% no mês, enquanto as do exterior caíram 2,6%. Os contratos da zona do euro despencaram 7,5%.

(Reportagem de Caroline Copley)