IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Moral do investidor da zona do euro cai com lockdown e problemas de distribuição de vacinas

08/02/2021 08h49

BERLIM (Reuters) - O sentimento dos investidores na zona do euro caiu inesperadamente em fevereiro conforme os lockdowns para impedir a disseminação de casos de Covid-19 deixam sua marca na economia, que se afastava de outras regiões do mundo à medida que elas se recuperam, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira.

O índice Sentix para a zona do euro voltou a cair em território negativo, recuando de 1,3 em janeiro para -0,2 este mês. Uma pesquisa da Reuters apontava para leitura de 1,9.

O índice de expectativas recuou para 31,5, ante uma máxima histórica de 33,5 alcançada em janeiro, enquanto o índice de situação atual ficou em -27,5, ante -26,5 em janeiro.

"Os lockdowns em muitos países europeus estão deixando sua marca", disse a Sentix em comunicado, acrescentando que a União Europeia estava sendo prejudicada por sua lenta distribuição das vacinas contra a Covid-19.

"Com isso, a economia da UE está se afastando das outras regiões do mundo, que continuam com seu curso de recuperação no mês de fevereiro", disse, apontando para o fortalecimento nos Estados Unidos em particular.

A Sentix entrevistou 1.252 investidores de 4 a 6 de fevereiro.