IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Negociações finais da OMC para selecionar novo líder estão em andamento, dizem delegados

08/02/2021 09h36

Por Emma Farge

GENEBRA (Reuters) - Os membros da Organização Mundial do Comércio estão conduzindo as consultas finais esta semana para a seleção de um novo diretor-geral, e devem endossar a candidata da Nigéria em sua próxima reunião formal, disseram delegados nesta segunda-feira.

Os Estados Unidos apoiaram a ex-ministra das Finanças nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala na sexta-feira, revertendo sua oposição anterior e levando-a a expressar otimismo sobre sua nomeação.

Em outro passo positivo, a ministra do Comércio da Coreia do Sul, Yoo Myung-hee, a ex-rival que desistiu da corrida pelo cargo na semana passada, disse em um tuíte nesta segunda-feira que "trabalhará em estreita colaboração com o novo diretor-geral", sugerindo que Seul não tentará vetar Okonjo-Iweala.

O presidente do principal órgão de tomada de decisões da OMC, David Walker, enviou um comunicado aos membros nesta segunda-feira dizendo que planeja consultas urgentes para o próximo diretor-geral, e fixará uma data para tomar uma decisão, de acordo com duas fontes que viram o documento.

A decisão requer consenso de todos os 164 membros.