IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Comissão mista para votar Orçamento de 2021 será instalada amanhã

Expectativa dos presidentes Arthur Lira e Rodrigo Pacheco é de que o Orçamento seja aprovado até março - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Expectativa dos presidentes Arthur Lira e Rodrigo Pacheco é de que o Orçamento seja aprovado até março Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

09/02/2021 14h46

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) tem reunião convocada para a manhã da quarta-feira, quando deve ser instalada, ocasião em que será formalizado um presidente e a composição do colegiado.

Essa comissão, especificamente, terá curta duração, já que será instalada para a análise do Orçamento de 2021. Uma vez concluída essa tarefa, será constituída uma nova CMO, dessa vez para a análise das demais matérias orçamentárias, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022.

A expectativa dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), é que o Orçamento deste ano esteja aprovado pelo Congresso até março.

A CMO deveria ter aprovado o Orçamento deste ano até dezembro de 2020, mas nem chegou sequer a ser instalada em meio a uma disputa pela presidência do colegiado.

O deputado Elmar Nascimento (DEM-BA) pleiteava o posto com base em acordo selado no início de 2020, mas, com as mudanças na correlação de forças na Casa, aumentou a pressão, por parte do chamado centrão, para que a presidência da comissão ficasse a cargo da deputada Flávia Arruda (PL-DF).

Segundo duas fontes, Flávia deve assumir o comando da comissão. Elmar, ainda com a saúde em recuperação após contrair Covid-19 no ano passado, teria desistido da empreitada, de acordo com outra fonte.