IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Sistema de comércio mundial precisa de participação total dos EUA, diz autoridade da OMC

09/02/2021 13h52

WASHINGTON (Reuters) - Um sistema comercial global operacional precisa da "participação plena e ativa" dos Estados Unidos, afirmou o vice-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Alan Wolff, nesta terça-feira, acrescentando que os subsídios precisam ser tratados em qualquer reforma do órgão comercial.

"Embora o sistema agora tenha mais de um ou dois participantes principais, ele não pode ser um sistema de comércio multilateral em pleno funcionamento sem a participação plena e ativa dos Estados Unidos, nem neste momento, nem no futuro próximo", disse Wolff em uma videoconferência organizada pela Associação de Comércio Internacional de Washington.

Wolff, norte-americano, é um dos quatro vice-diretores da OMC que dirigem a organização até que um novo diretor-geral, que deverá ser a ex-ministra de Finanças nigeriana e diretora-gerente do Banco Mundial, Ngozi Okonjo-Iweala, tome posse.

Wolff disse que modalidades adicionais da OMC são necessárias para lidar com os subsídios industriais que distorcem o comércio, uma referência aos aplicados pela China e por outras economias que não são de mercado.

"Os membros da OMC não devem deixar de promover o comércio para condições de concorrência equitativas. As forças do mercado, e não a intervenção do governo, devem determinar os resultados competitivos", disse Wolff.

Ele também mencionou que os subsídios à pesca devem ser tratados pelos membros da OMC, acrescentando que as longas negociações sobre o assunto podem ser tratadas nos próximos meses.

(Por David Lawder)